16 de Fevereiro de 2016

Sobre a ABOPE

special-needs-2

A ABOPE – Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais – nasceu em 1979 com o objetivo de reunir profissionais ligados, direta ou indiretamente, à Odontologia voltada para pessoas portadoras de necessidades especiais, para troca de experiências e conhecimentos nesta área da Saúde.

Somos uma associação de profissionais de Odontologia e de áreas correlacionadas, cujo foco de trabalho é a pessoa portadora de   necessidades especiais.

Mais do que uma entidade de classe, atuamos também dentro do  Terceiro Setor de forma incisiva em diversas frentes de trabalho com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida a essas pessoas.

Valores

Nós da ABOPE acreditamos que sempre podemos ser mais e melhores do que imaginamos poder ser e que o desenvolvimento humano não tem limites.

Isso é o que o nosso dia a dia com nossos pacientes com necessidades especiais nos ensina: a superação de limites.

E esse é o nosso valor maior e o Norte de nossas ações.

Quem é o paciente com necessidades especiais?

Usamos algumas classificações de cunho didático e científico para poder expressar de alguma forma a individualização dos tratamentos de pessoas com deficiência. Um paciente com necessidades especiais é todo indivíduo que se desvia física, orgânica, social ou cognitiva dos padrões de normalidade e que, por isso, necessita de educação e cuidados especiais por uma parte de sua vida ou por toda ela.

Nós não gostamos de rótulos! Por isso é importante difundir o conhecimento sobre esse grupo de pessoas.

Quantos portadores de necessidades especiais existem no Brasil?

Segundo dados do IBGE, de 2002, aproximadamente 24,5 milhões de pessoas, ou seja, 14,5 % da população brasileira apresentam algum tipo de deficiência.

Se considerarmos também outros dados referentes  a doenças e acometimentos cujas pessoas também necessitam de cuidados especiais por parte do cirurgião-dentista, tais como as doenças cardiocirculatórias, o câncer, os acidentes de trânsito, as lesões medulares, a diabete e mesmo a violência infantil, esse número cresce significativamente.

Isso mostra que há muito que fazer por esses cidadãos que em sua grande maioria pertencem a camadas sócio-econômicas mais baixas o que agrava ainda mais o quadro e aumenta nossa responsabilidade.

Conheça a Diretoria ABOPE 2016/2016

Com o objetivo de aproximar os associados e demais pessoas com interesse de conhecimento mutuo quanto a Odontologia Aplicada as Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, a Diretoria da ABOPE, exercício 2016 / 2017, apresenta abaixo todos os colaboradores da entidade e deixa a sua disposição os contatos particulares dos mesmos. Será um prazer receber seu contato, suas sugestões e dúvidas. Clique aqui.

Endereços e Telefones

ABOPE (Endereço para Correspondência)
Rua Apeninos 930 – Cj. 62 – Paraíso
São Paulo – SP – CEP: 04104-903
Telefone: (011) 4306-1154
contato.abope@gmail.com